VINHO TEM VALIDADE?
Prazo de validade dos alimentos
deve estar claro aos consumidores. Verificar condições de armazenamento e
eventuais adulterações devem ser práticas frequentes. Se algum problema
acontece após a ingestão, fornecedor deve arcar com a responsabilidade.
Via de regra, nos casos em que o
consumidor que adquire um produto impróprio para o consumo, os fornecedores têm
30 dias para sanar o problema optando o consumidor pela a substituição do
produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso ou a
restituição imediata da quantia paga. No caso de produtos não duráveis, porém
sem validade expressa, como o vinho por exemplo, se o problema não for
verificado imediatamente, mas apenas após abri-lo, o prazo para reclamação tem
início na data em que o consumidor detectar o problema", explica o
especialista.
De acordo Código de Defesa do
Consumidor, quando algum produto apresentar prazo de validade vencido, ou
ainda, quando estiverem deteriorados, alterados, adulterados, avariados,
falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou,
ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação,
distribuição ou apresentação, ele está impróprio para consumo"Nestes casos,
o fornecedor é responsável, podendo o consumidor optar pela substituição do
valor pago, ou o abatimento proporcional do preço", orienta Silveira.
Quem vender ou expor à venda
produtos em condições impróprias ao consumo é considerado crime contra as relações
de consumo, com pena de detenção, de dois a cinco anos.
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